quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Revoluções Silenciosas -> As Escolas Municipais do Campo em Araraquara.

Continuação da série "Revoluções Silenciosas".
.
O município de Araraquara, no estado de São Paulo, é um dos lugares onde se observa que é possível fazer educação no campo ao redor de assentamentos, de forma responsável em nosso Brasil (com todas as inúmeras limitações noticiadas no cotidiano). As Escolas Municipais do Campo - Hermínio Pagotto (Assentamento Bela Vista), Eugênio Trovatti (Bueno de Andrada), e Maria de Lourdes da Silva Prado (Assentamento Monte Alegre) são exemplos de ações públicas inovadoras que vêm revolucionando silenciosamente a gestão pública no Brasil.

Para o coordenador executivo da Secretaria Municipal de Educação “As três escolas do campo estão equipadas, resolvidas e avançando cada dia mais nas questões pedagógicas. As escolas já atingiram um ponto, onde têm uma estrutura física completa, quadro de funcionários completo, participação efetiva na comunidade escolar da cidade, com alunos premiados em olimpíadas e concursos. Realmente, as escolas são um exemplo para o Brasil e para tantos que não acreditam que, nos pontos mais remotos desta cidade, podemos ter uma educação de qualidade”.
A Diretora da Escola Municipal Hermínio Pagotto (Assentamento Bela Vista) comentou que "Existe uma história de luta para chegar onde chegamos. Existe uma história de dedicação de cada um que faz parte do passado e do presente da nossa escola. Compromisso, fraternidade e o nosso laço forte com a terra, fazem a nossa Escola tão especial com crianças e jovens tão especiais e dedicados".
Essa é uma ação pública que vale a pena conhecer, visitar e aprender como se faz um Brasil diferente!