quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Da África para o Brasil!

Não vamos falar da crise do Sarney! Não!!! Vamos dar isso a mesma atenção que o referido Senador deu ao Brasil enquanto Presidente, ao seu estado de origem enquanto mandatário (Maranhão) e ao atual estado em que atua (Macapá), ou seja, vamos mudar de assunto.

Tenho um primo que mora em Guiné e que acompanha nosso BLOG com freqüência. Comentei com ele sobre a série que estamos escrevendo e pedi alguns comentários sobre algumas questões importantes que ele consegue ver de lá.

Sinceramente, esperava algo como a crise da fome, da miséria, entre outros problemas, mas, s-u-r-p-r-e-s-a, pois ele comentou sobre a crise que cerca a política de reaproximação dos EUA com o mundo muçulmano e na procura de paz entre judeus e palestinos. Abaixo serei fiel às palavras dele:

“A esta altura este e-mail já deve estar sendo monitorado pela CIA. Felizmente nada ocorreu ao Obama e espero que nada aconteça e que ele continue sua política de re-aproximação, especialmente com o mundo muçulmano e na busca de uma convivência pacífica entre judeus e palestinos, com o reconhecimento por parte de Israel. Na parte norte da África, onde fica a parte árabe e muçulmana mais xiita, a resistência ao Obama e aos Estados Unidos é maior, pois tem uma serie de fatos históricos onde ainda existe uma grande desconfiança, sem contar que há focos terroristas em alguns países. Já aqui na África Sub-saahariana, a parte mais pobre e humilde da África, os muçulmanos são moderados, e existe uma admiração e respeito pelo Obama, acho que em boa parte pela forte presença americana através de ajuda humanitária. Todos esperam uma maior aproximação e que isto possa representar a entrada de mais recursos capazes de transformar a situação atual. As maiores ações sociais, no entanto, são nos países anglofonos, mais a Sul, visto que a presença da França em suas ex-colonias ainda é forte e dominante. Agora o Obama está indicando novos embaixadores para os paises Africanos e penso que a partir desta ação ele vai poder começar a implantar de fato sua política e montar a sua estratégia. Vamos aguardar, pois há muito que ser feito”.

De um extremo ao outro do mundo é possível identificarmos suas crises, nos formatos mais variados possíveis, onde as variáveis políticas e culturais parecem ser os instrumentos de manipulação para o bem ou para o mal.

Que vença o bem para o mal das crises!

3 comentários:

Augusto Galery disse...

Parabéns pelo blog. Vou colocar um link para ele no www.psicossocial.com.br, ok?

Abraços,

Augusto Galery

Mi Johnston disse...

Olá Henrique, de repente deparei com este blog seu que não conhecia. Excelente conteúdo, parabéns!

Também escrevo um blog e vou linká-lo pelo seu interessante posicionamento:

http://pseudogurus.blogspot.com

Milena Johnston
Belém-Pará

Argentino Neto disse...

Henrique. Não falei que as pessoas iriam querer seguir teu blog. Parabéns, percebo que começa a crescer. Continue na luta.
Já temos um lik seu lá no Ideias em Arte Educação.
Te aguardo lá. Seja um seguidor.
Até breve.
http:ideiasemarteeducacao.blogspot.com